SARS-CoV-2

Testes COVID-19

Após iniciarmos o nosso contributo através de abertura de 3 centros de rastreio “Drive Thru” (São João da Madeira, Ovar e Sta. M. da Feira) totalmente equipados e preparados para realizar todo o processo com a máxima eficiência e segurança, vimos agora informar que nos encontramos disponíveis para realizar testes serológicos de biologia molecular ao COVID-19, presencialmente nas suas instalações.

Os testes Moleculares procuram a presença do material genético do vírus através da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) com transcrição reversa (RT-PCR), daí este teste ser mais conhecido por PCR. Esta permite verificar se a pessoa está infectada nesse instante.

Esses testes obtêm resultados com bastante precisão logo nos primeiros dias da infecção por covid-19.

Os técnicos de diagnóstico que recolhem as amostras têm de usar equipamento de biossegurança e ter tido treino para manusear materiais biológicos, químicos, reagentes e seguir protocolos de laboratório.

Este exame só pode ser realizado em ambientes e condições muito próprios, podendo ser feito Gratuitamente Mediante Prescrição Médica (P1 – Exame Gratuito), a Título Particular (95€) ou ao abrigo de um acordos de seguros de saúde.

Os testes Serológicos Anticorpos IgG SARS-CoV-2 (colheita de sangue) detectam a resposta imunitária do corpo ao vírus, e não o próprio vírus. Este teste permite saber se o indivíduo, apesar de assintomáticos ou com sintomas ligeiros teve ou não contato com o vírus.
Como essa resposta só surge algum tempo após a infecção, estes testes dizem que a pessoa teve contacto com o vírus, não especificam se ainda está infectada. Para isso, fazem-se os testes moleculares.

O teste serológico indica o estado de imunidade à doença, detetando a presença de anticorpos IGM e IGG. Podemos ter três tipos de conclusão:

IGG negativo + IGM positivo = Infeção Recente
IGG positivo + IGM negativo = Já teve COVID-19
IGG e IGM negativos = Sugere que não houve contacto com o vírus*

A principal vantagem deste teste face aos outros existentes no mercado é a sua fiabilidade aliada a um baixo custo, para cada parâmetro, IgG (já disponível) e IgM (disponível entre uma a duas semanas).

Este teste não necessita de prescrição médica.

* Casos negativos de IGM podem sugerir infeções muito precoces, originando falsos negativos. A monitorização permanente de sintomas torna-se fulcral neste tipo de doença.

Testes de anticorpos, o próximo passo na batalha de COVID-19

Testes Serológicos COVID-19

Ao contrário dos testes de despiste rápido existentes no mercado, esta análise de anticorpos recorre a uma Plataforma integrada de diagnóstico in-vitro architect i8200 e i2000 da  Abbott Diagnostic.

O teste serológico efetuado pelo Laboratório Centro Médico da Praça (Clínicas CMP) permite a determinação de anticorpos das classes IgG para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), em soro e plasma humanos utilizando a tecnologia de imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência da Abbott.

“O teste de anticorpos tem o potencial de desvendar muitas incógnitas sobre esse novo vírus”, disse John Hackett, vice-presidente de divisão de Pesquisa e Tecnologia Aplicada, Diagnósticos, Abbott. “Fazer testes que possam funcionar em diferentes contextos de assistência médica é fundamental para a nossa compreensão do vírus e para ajudar os profissionais de saúde a obter as respostas necessárias sobre seus pacientes”.

Porque deve a minha empresa efetuar o Teste de Anticorpos IgG aos meus trabalhadores?

Testes COVID-19

Este teste vai permitir aos empresários perceberem se as medidas implementadas foram as suficientes ou se pelo contrário terão de reforçar e rever os procedimentos adotados na prevenção da contaminação, reduzindo a incerteza de laboração face à possibilidade de novo surto de contágio.

Quais as vantagens do Teste de Anticorpos IgG?

Fiabilidade
Baixo custo
Não necessita de prescrição médica
Não necessita de jejum

PEÇA UMA PROPOSTA ADEQUADA À SUA EMPRESA

Ponto de situação da pandemia em Portugal.