Devido ao elevado fluxo de pedidos, poderá haver um atraso ou indisponibilidade na marcação do seu pedido na data que deseja.

Queira contactar pelo Telf. 234 385 075 para saber mais informações.

SARS-CoV-2

Testes COVID-19

Faça aqui a Marcação de Teste PCR.

Testes Antigénicos COVID-19

COVID-19 – Teste Antigénio (Deteção Rápida)

O teste de Antigénio é um de três métodos de diagnóstico da Covid-19. Ele permite identificar a presença de proteínas do vírus SARS-CoV-2.

A ter em conta…

O teste de Antigénio é reconhecido pela comunidade científica como o menos sensível.

Estes testes só conseguem maior rigor quando a carga viral é elevada, o que acontece, dentro de 1 a 5 dias após o início dos primeiros sintomas.

Os doentes com cargas virais baixas poderão apresentar falsos negativos. Já os falsos positivos são escassos, nos testes realizados.

Vantagens

As principais vantagens deste teste são a rapidez, a simplicidade do processo.

Os resultados estão prontos em cerca de 20-30 minutos, sendo enviados os resultados por SMS, EMAIL ou TELEFONE num prazo de 3 horas.

Teste RT-PCR Saliva – Covid-19

COVID-19 – Teste RT-PCR Saliva

Este novo método tem inúmeros benefícios para os utentes, mantendo toda a sensibilidade característica do método RT-PCR, considerado como a referência para o diagnóstico da COVID-19.

Colheita por saliva – método não invasivo

A possibilidade de utilizar a saliva para a pesquisa do vírus SARS-CoV-2 foi recentemente aprovada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e oferece o mesmo rigor de diagnóstico que a tradicional zaragatoa nasofaríngea e orofaríngea, com a vantagem acrescida do conforto e facilidade de colheita.

A quem se destina?

A análise a partir da saliva está indicada para toda a comunidade, podendo ser utilizada em:
– Crianças;
– Pessoas com traumatismos e desvios no septo nasal;
– Doentes crónicos sujeitos a testagem regular;
– Grupos profissionais que sejam submetidos frequentemente a testes à COVID-19.

Por se basear numa amostra fácil de recolher, o teste de saliva pode aumenta a capacidade de testagem da população e promove a realização de testes rigorosos em locais como escolas, empresas, instituições de saúde, aeroportos e lares.

A mesma eficácia com muito mais conforto

A amostra colhida na língua e na cavidade oral, demonstrou conter RNA do vírus SARS CoV-2 em qualidade suficiente para a deteção viral por RT-PCR e com elevadas taxas de sensibilidade.

Para o utente, a recolha de saliva é muito mais confortável, facilitando a testagem e aumentando a capacidade de controlo da pandemia.

Os testes Moleculares procuram a presença do material genético do vírus através da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) com transcrição reversa (RT-PCR), daí este teste ser mais conhecido por PCR. Esta permite verificar se a pessoa está infectada nesse instante.

Esses testes obtêm resultados com bastante precisão logo nos primeiros dias da infecção por covid-19.

Os técnicos de diagnóstico que recolhem as amostras têm de usar equipamento de biossegurança e ter tido treino para manusear materiais biológicos, químicos, reagentes e seguir protocolos de laboratório.

Este exame só pode ser realizado em ambientes e condições muito próprios, podendo ser feito Gratuitamente Mediante Prescrição Médica (P1 – Exame Gratuito), a Título Particular (95€) ou ao abrigo de um acordos de seguros de saúde.

Os testes Serológicos Anticorpos IgG SARS-CoV-2 (colheita de sangue) detectam a resposta imunitária do corpo ao vírus, e não o próprio vírus. Este teste permite saber se o indivíduo, apesar de assintomáticos ou com sintomas ligeiros teve ou não contato com o vírus.
Como essa resposta só surge algum tempo após a infecção, estes testes dizem que a pessoa teve contacto com o vírus, não especificam se ainda está infectada. Para isso, fazem-se os testes moleculares.

O teste serológico indica o estado de imunidade à doença, detetando a presença de anticorpos IGM e IGG. Podemos ter três tipos de conclusão:

IGG negativo + IGM positivo = Infeção Recente
IGG positivo + IGM negativo = Já teve COVID-19
IGG e IGM negativos = Sugere que não houve contacto com o vírus*

A principal vantagem deste teste face aos outros existentes no mercado é a sua fiabilidade aliada a um baixo custo, para cada parâmetro, IgG (já disponível) e IgM (disponível entre uma a duas semanas).

Este teste não necessita de prescrição médica.

* Casos negativos de IGM podem sugerir infeções muito precoces, originando falsos negativos. A monitorização permanente de sintomas torna-se fulcral neste tipo de doença.

Testes de anticorpos, o próximo passo na batalha de COVID-19

Testes Serológicos COVID-19

Ao contrário dos testes de despiste rápido existentes no mercado, esta análise de anticorpos recorre a uma Plataforma integrada de diagnóstico in-vitro architect i8200 e i2000 da  Abbott Diagnostic.

O teste serológico efetuado pelo Laboratório Centro Médico da Praça (Clínicas CMP) permite a determinação de anticorpos das classes IgG para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), em soro e plasma humanos utilizando a tecnologia de imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência da Abbott.

“O teste de anticorpos tem o potencial de desvendar muitas incógnitas sobre esse novo vírus”, disse John Hackett, vice-presidente de divisão de Pesquisa e Tecnologia Aplicada, Diagnósticos, Abbott. “Fazer testes que possam funcionar em diferentes contextos de assistência médica é fundamental para a nossa compreensão do vírus e para ajudar os profissionais de saúde a obter as respostas necessárias sobre seus pacientes”.

Porque deve a minha empresa efetuar o Teste de Anticorpos IgG aos meus trabalhadores?

Testes COVID-19

Este teste vai permitir aos empresários perceberem se as medidas implementadas foram as suficientes ou se pelo contrário terão de reforçar e rever os procedimentos adotados na prevenção da contaminação, reduzindo a incerteza de laboração face à possibilidade de novo surto de contágio.

Quais as vantagens do Teste de Anticorpos IgG?

Fiabilidade
Baixo custo
Não necessita de prescrição médica
Não necessita de jejum

PEÇA UMA PROPOSTA ADEQUADA À SUA EMPRESA

Ponto de situação da pandemia em Portugal.